Exposição

Revista ECOSS

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Civeja

Formação Continuada

A Formação Continuada concretiza-se por meio da oferta do Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade(s), vinculado ao Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA).

Trata-se de uma iniciativa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), dialogada com parceiros nacionais do ECOSS e parceiros locais no Maciço de Baturité, especificamente a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede-8), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e secretarias municipais de educação. A proposta do Curso foi construída participativamente em reuniões, incluindo o Fórum EJA Ceará.

Aderiram à proposta os municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Palmácia e Redenção. O município de Guaiúba, mesmo sem compor formalmente o Maciço de Baturité, solicitou a inclusão no curso, sendo aceito posteriormente.

Realizada de junho a outubro de 2014, a Formação teve carga horária de 120 horas/aula, sendo 60 h/a presenciais e 60 h/a, na modalidade à distância. Colaborou para a mediação do Curso à distância a Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAAD) da Unilab. As aulas presenciais foram realizadas nos pólos de Redenção e de Baturité. A abertura do Curso de Atualização do CIVEJA foi realizada com a participação do professor Sérgio Guimarães, amigo e autor de livros com Paulo Freire.

Algumas ações do Curso são realizadas conjuntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes/UNILAB), o Programa ProDocência (Capes) e o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life/Capes) oportunizando integrar a extensão com a graduação e a comunidade acadêmica da universidade.

Parceiros