Exposição

Revista ECOSS

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Civeja

O que é ?

civejaO Circuito Intercultural de Vivências em Educação de Jovens e Adultos (CIVEJA) é uma iniciativa de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), vinculado ao Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e
Cooperação Sul-Sul (ECOSS).

Ancorado no tripé ensino-pesquisa-extensão, o CIVEJA é um intercâmbio de olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A própria sonoridade da sigla remete, em português brasileiro, ao sentido de “ver a si mesmo”.

Participam do CIVEJA pesquisadores, escolas, educadores, educandos, gestores e membros da sociedade civil que atuam com a EJA. A iniciativa promove o diálogo entre parceiros locais, no Estado do Ceará, especialmente no Maciço de Baturité, parceiros nacionais e internacionais, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), para a troca de experiências sobre educação e cultura. Trata-se de uma proposta de (re)conhecimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e nos países parceiros do ECOSS.

Destacam-se, entre as ações do CIVEJA, a realização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) sobre a EJA, no Maciço do Baturité; a oferta do curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade(s); a produção de vídeos, relacionados à experiência do CIVEJA; a produção e articulação de um memorial fotográfico sobre o CIVEJA e a EJA, no Maciço.

Múltiplos olhares se mesclam numa profusão de saberes, sentimentos e práticas pedagógicas, que fazem parte da memória e dos corações dos sujeitos educativos engajados nas ações.

Parceiros