Exposição

Revista ECOSS

Apoio e Financiamento

Apoio

Realização

Apoio

Sites Relacionados

Missões
Internacionais

O que são?

As Missões Internacionais se constituíram no intercâmbio entre o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação  Sul-Sul (ECOSS)  e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), para a realização de pesquisa histórica e recente sobre a Educação de Jovens e Adultos.

Planejadas, organizadas e realizadas sempre em diálogo com parceiros nacionais e internacionais, as equipes das Missões foram compostas por docentes-pesquisadores/as e técnicos/as da Unilab, além dos parceiros da rede liderada pelo ECOSS – docentes-pesquisadores/as de universidades públicas brasileiras e membros da Ação Educativa, entidade da sociedade civil.

Missao-Angola-Ecoss-Unilab-42

Ana Paula Inglês, vice-ministra de Educação de Angola, esteve na V Oficina de Cooperação Sul-Sul


A consolidação participativa de um Termo de Referência balizava as ações de cada Missão, cuja flexibilidade possibilitava o redirecionamento das atividades de campo. O Relatório das Missões em África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe sintetiza as atividades desenvolvidas.

Constituíram a tônica das Missões Internacionais as reuniões com autoridades de cada País (ministros, embaixadores, dirigentes de instituições de ensino superior e dos Ministérios da Educação, especialmente, da Direção de Educação de Jovens e Adultos, entre outros); a realização de seminários; os diálogos com a sociedade civil; as visitas em instituições de ensino superior e de pesquisa; as pesquisas em arquivos históricos nacionais e em bibliotecas nacionais, além da visita a espaços educativos de EJA.

Parceiros